Visitas ao meio subterrâneo
é um programa inspirado no livro de fição científica com o mesmo nome, de Júlio Verne, lançado em 1864 e considerado um dos clássicos do género.
Experiência intimista, única e imperdível, permite descobrir o mundo subterrâneo, inimaginável, esculpido pela natureza, mesmo por debaixo dos nossos pés.
Consiste em visitar a gruta que possui a maior sala subterrânea descoberta até hoje em Portugal – o Centro de Interpretação da Gruta – Algar do Pena, localizada na Freguesia de Alcanede a cerca de 30 km de Rio Maior, inserida no Parque Natural das Serras e Aire e Candeeiros.
Esta experiência pode configurar os seguintes programas:
1) Visita Integral Exclusiva
Duração aproximada: 3h
Nº participantes: 2 pax
2) Visita Integral Grupo
Duração aproximada: 3h-4h
Nº participantes: 3 a 6 pax
As visitas integrais à gruta são feitas recorrendo ao uso de técnicas de cordas para progressão subterrânea – descidas em rappel, travessia em corrimão, etc. de reduzida dificuldade, devidamente acompanhadas e enquadradas por espeleólogos.
3) Visita até aos 47metros + percurso pedestre:
Duração aproximada: 3h
Nº participantes: entre 6 e 12 pax
4) Visita até aos 47 metros + percurso pedestre + piquenique:
Duração aproximada: 4h
Nº participantes: entre 6 e 12 pax
Estes programas têm início com a visita à gruta que demora entre 30 a 45 minutos e desenvolvem-se por elevador ou escadas até ao patamar dos 47 metros de profundidade, sempre acompanhados por espeleólogos.
Segue-se o percurso pedestre com 6 km de extensão e grau de dificuldade baixo, ao longo do qual terão oportunidade de descobrir aspetos particulares da paisagem humanizada, fauna e flora, com o enquadramento de guia credenciado pela federação que tutela.
Existe ainda a opção do piquenique no final do percurso pedestre, para degustação de produtos locais.